Procedimentos éticos e situações de conduta imprópria na vida académica: “Um olhar no Instituto Politécnico de Portalegre"

Author(s) : Mourato, Joaquim; Arriaga, Miguel; Oliveira, Paula

Organization : Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Saúde de Viseu. Comissão de Ética

Imprint : Escola Superior de Saúde de Viseu, 2014

Collation :

P. 37-42

Notes :

In: Livro de Resumos/Atas do 6º Seminário de Bioética “Conduta Ética: Integridade Académica e Profissional”

As últimas décadas têm revelado o crescimento de práticas académicas deseonestas entre os estudantes (Chapman et al, 2004) tal como a diversidade e sofisticação nas suas formas (Tomazelli,2011).

A conduta académica fraudulenta ou desonesta é qualquer comportamento que produz um falso resultado (Universidade de Ottawa, 2010), tem vindo a aumentar ao nivel mundial (Eckstein,2003) e é muito significativa a percentagem de jovens que o assume (Marsden et al, 2005). A noção de integridade académica é influenciada pela cultura, convenções e referências que se traduzem em mudanças comportamentais na sociedade e no ensino (Henderson et al, 2010 citado por Veludo-de-Oliveira et al (2014) e com estudantes com conduta imprópria na vida académica a sociedade poderá vir a ter nas suas instituições o desempenho de profissionais com qualificação ética questionável (Pimenta, 2010), revelando-se fundamental e necessaria a maior compreensão desse fenómeno. Método: A amostra destes estudo foi constituída por conveniência, através da divulgação via moodle da investigação e do questionário, anónimo, relativo aos programas de acolhimento e procedimentos éticos no Ensino Superior, para resposta em estudantes de duas turmas do primeiro ano de um curso de Licenciatura do Instituto Politécnico de Portalegre. Resultados: Verificou-se que os estudantes dão grande relevancia à existencia de programas de acolhimento, como Mentorado e da existencia da pratica de condutas menos proprias como copias ou plagios. Conclusão: Parece ser pratica comum a existencia de procedimentos menos éticos, devendo ser consideradas a aplicação de varias medidas no sentido de mitigar a ocorrencia de condutas menos proprias na vida academica.

  • Academic fraud, Cheating, Plagiarism, Ethics, Integrity, Students, Student behaviour, Higher education
  • Americas and the Caribbean
    Brazil